Considerando a crescente conscientização e reconhecimento do autismo como uma condição que merece atenção especial por parte da sociedade, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 11 de abril, foi aprovado um importante projeto que institui a sessão solene em atenção ao dia da conscientização do autismo – TEA.

De autoria do vereador presidente da casa Paulo Jordão, o PL trata da criação de uma sessão solene anual na Câmara Municipal de Novo Gama, em comemoração ao Dia da Conscientização do Autismo, a ser realizada no dia 02 de abril de cada ano.

Essa solenidade servirá como um momento de celebração, reflexão e mobilização em torno das questões relacionadas ao autismo, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos, segundo a justificativa da matéria.

No dia 02 de abril, foi realizada uma sessão solene em homenagem ao Dia da Conscientização do Autismo – TEA. O evento reuniu associações e projetos que lutam pela causa, mães atípicas, voluntários e parlamentares, comprovando a importância de dedicar momentos como esse para dar visibilidade e voz à causa autista.

Outros projetos:

– Aprovado em sessão o PL nº 01/2024, que dispõe sobre o ordenamento territorial e horário de funcionamento de entidades de tiro desportivo no município, com a intenção de estimular o esporte, de autoria do vereador Ewerton Vidal – PROS.

– De autoria do vereador Pacífico – PSDB, foi aprovado o PL nº 01/2024, que trata sobre a proibição dos servidores da Secretaria de Esportes de Novo Gama/GO de participarem das atividades de mesários e arbitragens, bem como de receberem bônus ou remuneração dos campeonatos esportivos promovidos pela Prefeitura Municipal. Em justificativa, o parlamentar diz que a medida visa promover a ética e a transparência no cenário esportivo local, fortalecendo a credibilidade das competições e garantindo uma prática esportiva justa e equitativa para todos os participantes e envolvidos.

– De autoria do vereador Willian Faleiro – PL, foi aprovado o N° 05/2024, que fala sobre a proibição de execução de músicas com letras que façam apologia ao crime, ao uso de drogas e/ou que expressem conteúdos sexuais nas instituições escolares públicas e privadas no município.

Além disso, na sessão dois projetos de autoria do Poder Executivo também foram votados e aprovados.

– O projeto de lei Nº 013/2024 trata da contratação de professores e pessoal por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, especialmente da Secretaria Municipal de Educação, nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal.

– E o projeto de lei Nº 016/2024, que autoriza a doação da área para o programa Minha Casa Minha Vida, observando que o déficit habitacional no Município de Novo Gama é estimado em 2.500 famílias sem casa própria, sendo que a grande maioria pertence às classes menos favorecidas de renda.

Visita especial do vereador do município de Valparaíso, Tião da padaria!

A visita especial do vereador do município de Valparaíso, Tião da Padaria, foi marcada por elogios e palavras positivas. Durante as sessões ordinárias, Tião fez uso da tribuna e cumprimentou os parlamentares e demais presentes na sessão. Ele descreveu como emocionante o sentimento de ver a Câmara bonita e realmente atuante. Além disso, elogiou o trabalho desenvolvido no município pelos vereadores.

“Sempre foi e será assim: precisou, chama o vereador, que é o mais amigo da comunidade”, afirmou Tião com alegria ao finalizar sua fala.

Nas sessões realizadas importantes figuras do município foram agraciadas com títulos de honra ao mérito em reconhecimento ao trabalho e dedicação que exercem diariamente em prol da comunidade. Leandro Marques Penharol, do Desporto, recebeu a homenagem das mãos do vereador Zé Lopes, enquanto Michael Santos, também do Desporto, foi agraciado pelo vereador Willian. Já Naldo Brasil, renomado jornalista local, recebeu a distinção das mãos da vereadora Andreia.

São indivíduos que se destacam não só pelo seu talento e comprometimento em suas respectivas áreas, mas também por atuarem ativamente na busca pelo crescimento do município e no cuidado com o povo. Essas homenagens destacam a importância de valorizar e reconhecer aqueles que tanto contribuem para o bem-estar da nossa comunidade.

Confira as sessões na integra no link abaixo!

15° Sessão: https://bitlybr.com/pXXa

16° Sessão: https://bitlybr.com/zDUa

Presente na sua vida, trabalhando por você!

Câmara Municipal, cuidando da nossa gente!

Assessoria de Comunicação da Câmara de Novo Gama

Fotos: Cleben Lopes