Nesta terça-feira, a Câmara Municipal de Novo Gama realizou uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o objetivo de dar mais visibilidade, assistência e acolhimento às famílias atípicas. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem do desenvolvimento neurológico que pode apresentar sintomas como dificuldade de interação social, de comunicação, comportamentos repetitivos, entre outros.

A solenidade destacou a importância de promover a aceitação e o respeito às diferenças, reafirmando o compromisso com uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos. O evento contou com a presença de parlamentares, autoridades locais, representantes de projetos de apoio à causa, profissionais de psicologia, pais, jovens e crianças atípicas.

Além disso, durante a Sessão Solene, foi destacado o trabalho da Secretaria de Saúde, do CRAS e dos projetos locais que atuam em prol da causa autista em Novo Gama, como o “Dê voz a um autista”, que realiza atividades de inclusão e apoio às famílias atípicas, e a associação TEA@mo, que promove a conscientização sobre o TEA e oferece suporte aos autistas e seus familiares. Essas iniciativas são fundamentais para proporcionar mais qualidade de vida e assistência às pessoas com autismo na cidade.

O vereador Presidente da Câmara, Paulo Jordão, ressaltou o papel do Poder Público na luta pelos direitos dos autistas e na disseminação de informações sobre o transtorno. Ele enfatizou a importância da Câmara como representante do povo na garantia dos direitos das famílias atípicas. “A Câmara Municipal, na pessoas dos seus quinze vereadores, são amigos e parceiros dos autistas aqui do município de Novo Gama” pontuou.

Uma mãe atípica, Evandeide Rodrigues, que tem dois filhos autistas, um verbal e um não verbal, compartilhou sua experiência e enfatizou que o autismo é amor. Ela destacou que é importante que todos saibam lidar e cuidar dos autistas, adaptando-se a eles.

A Câmara Municipal de Novo Gama reafirma o compromisso de apoiar e colaborar com as famílias atípicas, buscando sempre a inclusão e a igualdade de direitos para todos.

Presente em sua vida, trabalhando por você! – Câmara Municipal cuidando da nossa gente!

Fotos: Cleben Lopes

Assessoria de Comunicação da Câmara de Novo Gama